terça-feira, 16 de agosto de 2011

AMIGOS E FAMILIARES HOMENAGEIAM O “PELÉ” DO BEISEBOL

É assim que todos se referem a Huguiyoski Sugeta, que completou 70 anos e ainda é considerado um exemplo para muitos jovens atletas

Durante abertura da XIX Taça Brasil de Beisebol Infantil, Huguiyoski foi
homenageado no campo que leva o nome de seu pai
          Huguiyoski Sugeta é, sem dúvida, um exemplo para todos que o conhecem. E devido a isso, foi o grande homenageado do final de semana durante a XIX Taça Brasil de Beisebol Infantil, realizado em Londrina nos dias 29,30 e 31 de julho. 
          Huguiyoski Sugeta começou a praticar beisebol aos 7 anos de idade na colônia Lorena, sob incentivo e ensinamentos de seu pai Takeshi. De 1951 a 1954 sagrou-se tetracampeão paranaense na categoria Infantil e campeão Brasileiro desta categoria jogando pelo time de Londrina.
          Na categoria juvenil, foi tricampeão Paranaense e Brasileiro em campeonatos patrocinado pelo São Paulo Shimbum, ganhando grande destaque como arremessador e tendo como técnico Takeshi Sugeta. Foi tricampeão Paranaense na categoria adulto em 1968, 1970 e 1971.
          Jogando pela seleção do Paraná, foi pentacampeão Brasileiro Inter-Seleções em 1958, 1959, 1961, 1967 e 1971, sendo considerado melhor arremessador nestas 5 edições.
          Defendeu a Seleção Brasileira em 1958, no jogo comemorativo de 50 anos da Imigração Japonesa contra o time da Universidade Wasseda do Japão.
          Pela Seleção Brasileira, atuou nos Jogos Panamericanos de 1959 em Chicago-EUA, e 1963 em São Paulo-SP. Sagrou-se tetracampeão Sulamericano pela Seleção Brasileira em 1961 em Lima, Peru, 1963 em Buenos Aires, Argentina, 1968 em São Paulo, e 1970 em Antofogasta, Chile.
          Ainda foi Campeão Universitário em 1961, 1963 e 1965 atuando pela Universidade Luiz de Queiroz, Piracicaba, onde graduou-se em Agronomia e foi considerado Melhor Jogador de Beisebol pela Federação Universitária Paulista de Esportes.
          Em toda a carreira foi considerado 20 vezes como melhor arremessador em campeonatos Paranaense, Brasileiro e Universitário.
          Conquistou 65 títulos importantes na carreira de 1951 a 2000.
          A década de 60 e 70 foi o auge do beisebol no Brasil. Nesta época, havia uma grande quantidade de praticantes, equipes e campeonatos. A divulgação na mídia era constante e os estádios lotados em dias de jogos.
          Aos 18 anos, recebeu convite para jogar no beisebol japonês, porém optou pelo estudo de Agronomia.
          Tem 5 irmãos: Mitsutoshi, Yukio, Geraldo, Mario e Yoshio – todos jogadores da seleção paranaense e brasileira, comandados pelo Sr. Takeshi Sugeta.
          Takeshi Sugeta foi seu técnico mais importante, e considerado na época um dos melhores técnicos do beisebol brasileiro, pelo seu rigor disciplinar e busca pela excelência nos treinamentos e aperfeiçoamento das jogadas.
          Esses ensinamentos foram importantes para posteriormente, na década de 80, se tornar técnico e transferir os conhecimentos para a próxima geração de praticantes.
          Tem 3 filhos com sua esposa Sumie: Eduardo, Fabio e Silvio que também foram jogadores e defenderam as seleções paranaenses e brasileiras e sagraram-se campeões em diversos campeonatos brasileiros.
          Foi técnico de 1984 a 1994 de Londrina, da seleção do Paraná e Brasileira, conquistando 20 títulos importantes, tendo como destaque seu filho Silvio Sugeta como grande arremessador do beisebol brasileiro.
          Atualmente, aos 70 anos, é pentacampeão brasileiro de beisebol na categoria acima 54 anos.

FONTE: Vivian Fukushima

MAIS FOTOS:

Da esquerda para direita: Huguiyoski Sugeta,
Yukio Sugeta e Mitsutoshi Sugeta (1957)
Da esquerda para direita: Geraldo Sugeta, Mario Sugeta,
 Huguiyoski Sugeta e Takeshi Sugeta (1971)
Takeda e Huguiyoski Sugeta (1955)
Em pé: Ojima, Sato, Sei e Ogassawara; Sentado:
Toyonaga, Huguiyoski Sugeta e Sakamoto (1963)

Nenhum comentário:

Postar um comentário